Profissional Liberal / Contador(a)

NV
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, minha dúvida:

Trabalho na área como contadora, não tenho CNPJ, sou profissional liberal.

Presto serviços mensais ( recorrentes) e avulsos tanto para pessoa física quanto para Jurídica.

Dúvidas: Sobre carnê Leão: faço lançamentos tanto das receitas quanto despesas, porém se eu prestar serviço para um cliente mensal pessoa jurídica( Simples Nacional), a empresa tem que enviar alguma declaração sobre esse serviço prestado por mim? Tem que reter INSS e IR ?

Sobre serviços avulsos para pessoa Jurídica: serviço de regularização, emissão de nota fiscal, esses serviços faço lançamento e no final do mês verifico o valor total de faturamento e faço cálculo de 11% (INSS) sobre o valor total e pago a guia? é isso? Se puder me esclarecer e pontuar outras questões ficarei muito grata!

7 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (7)

ER
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Iza ,bom dia.
    1- Ao prestar serviço para CNPJ, a empresa emite o informe de rendimento anual, você fornece o RPA, algumas empresas acabam emitindo o RPA ao invés de solicitar a você. E sim, a empresa retém o INSS e IR.
    2- O calculo é 11% INSS sobre o valor total, mas quem recolhe é a empresa. Ela te paga o valor com o desconto do INSS e também do IR quando houver.
    Espero ter ajudado
    NV
    🌱
    🌱 0 pts
    Edilene Ribeiro, a empresa tem que enviar o cadastro do profissional  Liberal no E-SOCIAL primeiro e depois enviar esses pagamentos mensais ? Se faz necessário enviar EFD- REINF? Desde já, muito obrigada pelos esclarecimentos! :)
    ER
    🌱
    🌱 6 pts
      a empresa envia o cadastro de funcionários não assalariados, e sim precisa enviar os eventos mensais. A reinf não é necessários neste ano, pois esses eventos é apenas do Escocial, precisa entregar o e-social e a DCTFweb.
    NV
    🌱
    🌱 0 pts