Profissional Liberal / Contador(a)

NV
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, minha dúvida:

Trabalho na área como contadora, não tenho CNPJ, sou profissional liberal.

Presto serviços mensais ( recorrentes) e avulsos tanto para pessoa física quanto para Jurídica.

Dúvidas: Sobre carnê Leão: faço lançamentos tanto das receitas quanto despesas, porém se eu prestar serviço para um cliente mensal pessoa jurídica( Simples Nacional), a empresa tem que enviar alguma declaração sobre esse serviço prestado por mim? Tem que reter INSS e IR ?

Sobre serviços avulsos para pessoa Jurídica: serviço de regularização, emissão de nota fiscal, esses serviços faço lançamento e no final do mês verifico o valor total de faturamento e faço cálculo de 11% (INSS) sobre o valor total e pago a guia? é isso? Se puder me esclarecer e pontuar outras questões ficarei muito grata!

7 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (7)

ER
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Iza ,bom dia.
    1- Ao prestar serviço para CNPJ, a empresa emite o informe de rendimento anual, você fornece o RPA, algumas empresas acabam emitindo o RPA ao invés de solicitar a você. E sim, a empresa retém o INSS e IR.
    2- O calculo é 11% INSS sobre o valor total, mas quem recolhe é a empresa. Ela te paga o valor com o desconto do INSS e também do IR quando houver.
    Espero ter ajudado
    NV
    🌱
    🌱 0 pts
    Edilene Ribeiro, a empresa tem que enviar o cadastro do profissional  Liberal no E-SOCIAL primeiro e depois enviar esses pagamentos mensais ? Se faz necessário enviar EFD- REINF? Desde já, muito obrigada pelos esclarecimentos! :)
    ER
    🌱
    🌱 6 pts
      a empresa envia o cadastro de funcionários não assalariados, e sim precisa enviar os eventos mensais. A reinf não é necessários neste ano, pois esses eventos é apenas do Escocial, precisa entregar o e-social e a DCTFweb.
    NV
    🌱
    🌱 0 pts
     Perfeita sua explicação!! é pedir muito ou pode me orientar ou onde verifico os eventos de cadastro de não assalariado (código e evento) ? Sobre o evento periódico 1200/1210 e 1299, certo?
    NV
    🌱
    🌱 0 pts
     Muito obrigada! Só mais uma dúvida: Eu presto serviços para empresa do Simples Nacional, pessoas físicas e MEI. Tenho alguns clientes MEI que faço serviços avulsos: emissão de nota fiscal, credenciamento de documento  fiscal, regularização de pendencias, também tenho pacote mensal.Como fica nessa caso sobre o carnê Leão? Pois empresas MEI não envia eventos para e-social e não faz DIRF, só se tiver funcionário. Posso informar MEI como Pessoas física nesse caso ou não? Se não, como proceder? Seria da mesma forma de empresa do Simples Nacional?
    ER
    🌱
    🌱 6 pts
     seu questionamento ficou confuso, não sei se entendi... Mas a sua duvida seria como enviar  o reinf? por que se for, é enviado normalmente como a empresa do simples nacional

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.