RESSARCIMENTO DE IPI

JO
    🌱
    🌱 0 pts

Prezados, boa tarde!
    Espero que se encontre bem!

Pessoal, fiz um levantamento de crédito de IPI para um cliente no período de 5 anos, e agora irei realizar o pedido de ressarcimento. Entretanto, foi constatados créditos indevidos que deverão ser estornados.

Diante deste cenário gostaria de saber se terei que retificar todos os Speds desses períodos, ou se posso efetuar o estorno de crédito diretamente dentro do Programa de Perdcomp.

Por gentileza poderiam me ajudar nessa situação, ou me direcionar o que terei de fazer.

Desde já agradeço pela colaboração de todos.

1 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá João, boa noite.

Para lidar com a situação de créditos indevidos de IPI que precisam ser estornados após um levantamento de 5 anos, você pode seguir algumas orientações:

Para realizar o estorno de créditos indevidos, você pode utilizar o Programa PER/DCOMP da Receita Federal. Acesse o PER/DCOMP utilizando seu certificado digital (e-CPF ou e-CNPJ) através do site da Receita Federal. Cadastre um novo pedido de ressarcimento ou restituição selecionando a modalidade adequada para o estorno de créditos de IPI.

Preencha todas as informações necessárias, incluindo os períodos e valores dos créditos que precisam ser estornados. Anexe a documentação comprobatória que demonstre a necessidade do estorno, como relatórios de auditoria ou documentos internos que evidenciem a inconsistência.

Após o preenchimento correto das informações e anexos, envie o pedido pelo PER/DCOMP e acompanhe o status do processo através do próprio sistema.

Não é necessário retificar todos os Speds dos períodos envolvidos, pois o estorno pode ser feito diretamente pelo PER/DCOMP. No entanto, é importante manter os Speds futuros atualizados com as novas informações sobre os créditos.

Certifique-se de manter registros detalhados de todas as etapas realizadas, incluindo cópias dos documentos enviados e recibos de protocolo, para garantir a transparência e a correção do processo.

Espere ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.