Retificar REINF

EM
    🌱
    🌱 0 pts

Preciso pagar uma NF emitida em fevereiro que teve retenção de INSS.

Se eu fizer o pagamento dela agora, preciso reabrir a REINF, competência de fevereiro, e lançar manual o R-2010 lá? Ou posso lançar a retenção do INSS no mês atual?

Se eu pagar agora, reabrir fevereiro e fizer o lançamento, isso geraria multa? Mas se lançar no mês atual a retenção, mesmo a nota tendo sido emitida em fevereiro, geraria multa?

Sendo mais abrangente: retificar a REINF gera multa? Ou eu poderia retificar a qualquer momento sem gerar multa? E qual competência eu informo na REINF?

2 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Edney, boa tarde. A retenção deve ser lançada na mesma competência da nota, não pode ser em competência posterior; a REINF não emite multa, a multa é pela DCTFWEB entregue fora do prazo, então se a DCTFWEB da competência 02 não foi entregue e for entregue agora, pode sim ter multa pois o prazo era até 15/03.

Espero ter ajudado.

EM
    🌱
    🌱 0 pts

@MARCELA NORONHA no caso ela foi enviada dentro do prazo certinho.

Mas, se eu reabrir a competência de fevereiro e fizer o r-2010 dessa nova nota fiscal e depois fechar, a DCTFWeb vai reabrir pra eu transmitir de novo, certo? Vai ser gerado um novo DARF referente ao novo valor do INSS?

Considerando que a de REINF + DCTFWEB de fevereiro foram enviadas certinho, transmitir novamente a DCTFWeb retificada não geraria multa, né?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.