Saída Fiscal do Brasil.

NC
    🌱
    🌱 20 pts

Boa tarde!

Estou com a seguinte situação: Uma pessoa veio me procurar para fazer uma saída fiscal definitiva do Brasil. A pessoa nunca fez declaração de imposto de renda, tem uma conta aqui no Brasil, no Banco do Brasil, porém, não movimenta. Segundo ela só faz movimentações no Nubank. Ela já saiu do Brasil há uns anos, porém somente agora se preocupou em fazer a saída fiscal. Como posso fazer esse procedimento? Qual valor médio posso cobrar?

1 respostas12 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Natália

Se a pessoa já saiu do Brasil há alguns anos, mas nunca fez a saída fiscal definitiva, é necessário regularizar a situação junto à Receita Federal. O procedimento é o seguinte:

• Primeiro, deve-se acessar o e-CAC para verificar se há pendências no CPF e então enviar a Comunicação de Saída Definitiva do País, informando a data em que o contribuinte deixou o Brasil. Mesmo que fora do prazo, essa comunicação é necessária para atualizar o status do CPF para “não residente”.

• Em seguida, deve ser feita a Declaração de Saída Definitiva do País (DSDP) no programa do IRPF 2025, selecionando essa opção logo ao iniciar o preenchimento. Nessa declaração, devem constar todos os bens e direitos existentes no Brasil na data da saída, como contas bancárias, aplicações e imóveis, mesmo que sem movimentação. Após essa entrega, o contribuinte deixa de ser obrigado a apresentar declaração de imposto de renda anual e passa a ser tributado como não residente, com retenção exclusiva na fonte sobre rendimentos no Brasil.

• Quanto à cobrança, os honorários costumam variar conforme a complexidade e o tempo de ausência do contribuinte, mas a média de mercado fica entre R$ 500 e R$ 1.500 pelo pacote completo (Comunicação + Declaração + Regularização de bens e contas).

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.