Simples Nacional PJ

CM
    🌱
    Carla Marinho
    🌱 0 pts

Boa Tarde,

Abri uma empresa, empresario individual, ele precisou abrir pois ira trabalhar como PJ, sozinho, com desenvolvimento de Software pra uma empresa do exterior, porem, ele vai receber em real ( valor superior ao limite mensal de MEI, por isso a simples).
    Estou bem perdida pois é meu cliente cobaia rs… Como faço para cadastrar o pro labore dele , neste caso dele ser o unico a trabalhar e receber de uma empresa, como ficam as demais entregas?
    Quais sao as obrigações acessorias dele neste caso?
    Alguem consegue me dar uma luz?
    Exemplo, ele vai ganhar 14k, mas é o salario dele, como que eu faço o pro labore, cadastro no E Social ? e a DCTFWeb mando sem movimento? Posso fazer um pro labore de valor menor e o restante fazer disribuição de lucros pra diminiur o valor do IR ?

#meajudemporfavorzinho

3 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Carla

O Pró Labore é uma salário pago ao sócio, esse valor pode ser definido entre o salário mínimo ao teto da previdência, ou seja, seu cliente pode ter um pro labore menor e depois de pagar as despesas, distribuir o restante como Lucro.

A folha de Pró Labore é enviada através do e-social, onde as informações vão para a DCTFWEB, ou seja, não pode ser sem movimento pois existe o movimento do Pro labore.

As obrigações acessórias é: PGDAS mensal, Pagamento do Simples Nacional, Envio do E-social, Envio da DCTFWEB, pagamento da Guia INSS sobre o Pro labore e DEFIS Anual. Além de realizar a contabilidade, ainda mais que tem a distribuição de lucros.

Espero ter ajudado.

CM
    🌱
    Carla Marinho
    🌱 0 pts

Teria um passo a passo de como faz isso no E social ? E como que eu faço a contabilidade dele? esse valor é o salario dele que na PJ e passou pra PF dele.

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Carla Marinho Essas informações você encontra no Curso do E-social e no Curso de Contabilidade para pequenas empresas.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.