Simples Nacional - Prestação de Serviços.

VM
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, estou com uma situação, onde o cliente do simples nacional emitiu uma nota fiscal de serviços em set/2024, recebeu pelo serviço antecipadamente. Mas o serviço não chegou a ser realizado, e houve desistencia, cancelamnto e pedido de reembolso por parte do cliente tomador agora em fev/2025. OU SEJA, o serviço não foi realizado, mas a o simples nacionla da empresa prestado foi recolhido. Tem alguma forma de fazer esse processo inverso? Como uma devolução OU estorno, até para tentar compensar esse simples pago da competencia de set/2024?

3 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

RA
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Vanuza,

Quando seu cliente receber por um serviço que ainda vai ser prestado, ele só vai emitir a nota fiscal no momento da prestação efetivamente feita.

Na contabilidade esse valor ficará no passivo circulante como uma obrigação a ser cumprida na conta de Receitas Antecipadas.

No caso da prestação de serviço teria que fazer o cancelamento da nota fiscal e fazer uma nova apuração. Porém devido ao tempo, provavelmente não será possível.

Você pode tentar fazer um nfse de devolução e nas informações complementares fazer referência a nota fiscal.

Espero ter ajudado.

VM
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Raquel, bom dia. Obrigada pelo retorno!

Quanto a esta nota de devolução, como é serviço, saberia me informar qual CFOP|CFPS utilizar? Emitindo essa devolução seria possível deduzir do faturamento para abater na DAS do simples atual?
    Como geralmente é realizado com devolução de mercadorias.

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Vanuza Bauer De Matos Olá Vanuza, tudo bem?

Desconheço casos onde foi possível abater o DAS nesses casos como o seu. E também não é comum ocorrer devolução de serviços.

O que te indicaria, é entrar em contato com a prefeitura para verificar se tem essa possibilidade no site deles.

Quanto ao simples nacional, você pode tentar um fale conosco na receita federal para saber qual a orientação dada por eles. Porém, acho difícil ter uma forma de recuperar esse valor pago do DAS.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.