SPED FISCAL - SIMPLES NACIONAL

FL
    🌱
    🌱 0 pts

Estou com uma empresa de comércio do Simples Nacional, cujo atividade é comércio varejista de hortifrutigranjeiro. A questão é que a empresa compra sem nota ou apenas com uma nota no mês e só emite nota de venda para as Pessoas Júridicas, mesmo explicando que precisa comprar com nota e emitir nota de venda para todas as vendas ( PJ e PF). A minha dúvida é como faço para gerar o sped porque vai ter mais saída que entradas ou até mesmo nenhum entrada no mês. Todo o recebimento é tributado, mas não tem a nota de venda correspondente. Sei que não é obrigatório aderir o sped em alagoas para empresas do simples, mas em contrapartida teria os livros físicos que também não sei o que iria escriturar. Algum conselho nessa situação?

2 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

OS
    🌱
    🌱 0 pts

Na minha opinião, a melhor opção é demitir esse cliente. Se a fiscalização do CRC chegar, você terá que se virar.

AC
    🌱
    🌱 0 pts

Quanto às compras, acredito que a emissão de nota própria de entrada seria a forma mais adequada (no regulamento do RS existe essa obrigatoriedade, quando não é emitida nota pelo fornecedor). O ponto de atenção seria para o caso de o fornecedor ser contribuinte, onde ele estaria também obrigado a emitir a nota fiscal.
    Para as saídas “sem nota”, não há o que se discutir. A empresa precisa aderir urgentemente à regularização fiscal para evitar autuações.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.