Aposentadoria, sócios e INSS

CC
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite pessoal,

Estou precisando de uma orientação a respeito de aposentadoria e INSS.

A situação:

Uma cliente, única sócia de uma empresa o qual movimenta por ano algo em torno de 120 mil fez a seguinte pergunta:

Ela deseja colocar o marido dela como sócio da empresa, para que ele também receba o pro labore e recolha o INSS. Ele já trabalhou como CLT antes, mas segundo ela, já faz muito tempo e desde então parou de contribuir.

No caso me perguntou se ele como sócio e recolher o INSS pelo pro labore também pode contribuir por fora para poder planejar uma aposentadoria melhor.

Poderiam me ajudar a como responder a cliente nessas dúvidas?

3 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Cloudis, bom dia.
    O sócio que recebe pró-labore é considerado contribuinte individual e, portanto, deve recolher INSS sobre o valor do pró-labore. A alíquota é de 11% sobre o valor recebido.
    Além do recolhimento obrigatório pelo pró-labore, o sócio pode fazer contribuições adicionais ao INSS como segurado facultativo. Isso é permitido e pode ser uma estratégia para aumentar o valor da aposentadoria futura, ele deve escolher um valor de contribuição que pode variar até o teto do INSS. O ideal é fazer um planejamento previdenciário para saber sobre qual valor contribuir.
    Espero ter ajudado

CC
    🌱
    🌱 0 pts

Oi Edilene, entendi. Muito obrigada mesmo.
    No caso dele resolver fazer uma contrição adicional, então a contribuição é feita por meio da empresa ou o procedimento é de outra forma?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Cloudis Costa ele pode fazer uma contribuição complementar individual. Eu sempre aconselho a fazer um planejamento previdenciário, para verificar o valor que vale a pena contribuir.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.