Como fazer transferência do funcionário para outro CNPJ no e-social

AS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, pessoal! Tenho uma cliente com dois CNPJ diferentes e ela quer transferira funcionária dela para o outro CNPJ.

A minha dúvida é se tenho que desligar a funcionária pelo primeiro CNPJ com evento de transferência e ai no segundo CNPJ irei cadastrar e adminitir a funcionária inserindo o tempo que ela estava contratada no outro certo?

A funcionária está ciente, minha dúvida é mais nessa parte da transferência…

3 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Amanda, tudo bem?

A transferência de uma funcionária entre CNPJs só é permitida se as empresas fizerem parte do mesmo grupo econômico formalizado, como no caso de holdings. Nesse cenário, é possível fazer a transferência usando o evento de desligamento específico no e-Social e, na nova admissão, informar a data de admissão original, mantendo o histórico. Porém, se os CNPJs não pertencem ao mesmo grupo econômico oficialmente, mesmo que tenham o mesmo sócio ou dono, a legislação não permite a transferência direta. Nesse caso, é necessário fazer o desligamento formal da funcionária na primeira empresa e uma nova admissão na segunda, com novo contrato e nova data de admissão. Como a funcionária já está ciente, o importante agora é formalizar corretamente essa movimentação nos sistemas e garantir todos os direitos trabalhistas na rescisão e nova contratação.

Espero ter ajudado.

AS
    🌱
    🌱 0 pts

Entendi, bem complicado isso, porque no primeiro cnpj a funcionária já tem 2 anos e ai se demitir e contratar ela no segundo cnpj e daqui a 2 meses resolver dispensa-lá ela não vai receber o seguro desemprego então.

TO
    🌱
    🌱 6 pts

@Amanda Luiz Santos Em relação ao seguro-desemprego, o benefício pode ser concedido caso o desligamento e a nova admissão ocorram no mesmo mês e a demissão tenha sido sem justa causa por parte do empregador. Isso porque os períodos de contribuição são somados para fins de contagem do tempo necessário ao benefício.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.