Contribuição mensal para se aposentar pelo teto do INSS

CS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá. Boa noite!!

Eu tenho uma cliente que que contribuir para a previdência para se aposentar pelo teto máximo do INSS. A contribuição que ela faz é de forma autônoma. Quanto ela deve contribuir todos os meses para conseguir se aposentar com esse teto? Vocês saberiam me informar?

4 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Carlos Eduardo, tudo bem?

Ela deverá recolher pelo teto do INSS, que em 2025 é R$ 8.157,41. O INSS calcula a aposentadoria com base na média de todas as contribuições ao longo da vida. Portanto, mesmo começando a recolher pelo teto agora, se faltar pouco tempo para se aposentar, ela não terá direito ao valor máximo, mas as contribuições atuais aumentarão a média e, consequentemente, o valor do benefício.

Espero ter ajudado.

CS
    🌱
    🌱 0 pts

@Thainan Oliveira Certo. Nesse caso, algumas dúvidas acabam surgindo:

1.      a contribuição seria de 11% sobre os R$ 8.157,41?

2.      Existe um local onde eu consiga verificar as contribuições feitas pela cliente ao longo do tempo?

3.      No caso, a cliente tem 50 anos e gostaria de se aposentar pelo teto quando tiver 70 anos. Eu consigo fazer o cálculo de quanto ela precisa contribuir ainda para se aposentar pelo teto? Como seria isso?

4.      Ela tem uma empresa no Simples Nacional e não retira pró-labore, mas utiliza o dinheiro da empresa para gastos pessoais. Seria mais indicado que ela fizesse a retirada do pró-labore e pagasse parte da contribuição do INSS pela empresa, ou o fato de ela pagar como autônoma extingue a necessidade do pagamento pela empresa?

TO
    🌱
    🌱 6 pts

@Carlos Eduardo Rosa Dos Santos Vamos por partes para deixar bem claro:

1 - Não. A alíquota de 11% é exclusiva para o plano simplificado do contribuinte individual, que não dá direito à aposentadoria por tempo de contribuição nem ao teto, apenas à aposentadoria por idade e benefícios limitados ao salário mínimo.
    Para alcançar o teto do INSS, a cliente precisa contribuir como contribuinte individual (20%) ou como empregador/pró-labore, incidindo sobre o salário de contribuição escolhido, até o teto (hoje R$ 8.157,41).

2 - As contribuições podem ser verificadas no site ou aplicativo Meu INSS, na opção Extrato de Contribuições (CNIS), basta entrar com CPF e Senha GOV.

3 - Não existe uma conta simples de quanto falta pagar para chegar ao teto, porque a aposentadoria é calculada com base na média dos salários de contribuição desde julho/1994 (não é mais só os últimos 36 salários como antigamente).
    Ou seja, para garantir benefício próximo ao teto, ela precisa manter contribuições sempre no teto até a data da aposentadoria. Mesmo assim, o valor final pode ser um pouco abaixo do teto, pois depende da média aritmética de todas as contribuições corrigidas monetariamente.
    No MEU INSS tem como simular a aposentadoria, porém, só leva em consideração o tempo que falta e não mostra valores.

4 - O correto seria formalizar um pró-labore e recolher o INSS sobre ele, pq com pró-labore a contribuição seria de 11% e não 20%.

CS
    🌱
    🌱 0 pts

@Thainan Oliveira Certo.

1.      Nesse caso, a cliente precisa contribuir com 20% R$ 8.157,41 (que é R$ 1.631,49), ou 11% desse valor (que é R$ 897,32). Existe alguma diferença caso ela contribua pelo pró-labore ou de forma autônoma? Isso afeta, por exemplo no valor que ela vai receber lá na frente?

2.      Caso ela tenha contribuído sobre o salário mínimo entre os anos de 1994 e 2005, por exemplo, isso significa que ela não conseguirá se aposentar pelo teto, por conta da média aritmética, correto? É possível compensar esse período que ela contribuiu sobre 1 salário mínimo para que isso não diminua o valor que ela vai receber lá na frente?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.