DÚVIDA SOBRE FGTS EM ATRASO ANOS 2020 A 02/2024

KP
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Pessoal me ajudem com uma dúvida por favor!

Tenho uma cliente que possui uma única funcionária e dela está com alguns meses de FGTS em atraso, vi isso ao retirar o extrato para fins rescisórios, entretanto os meses que não foram recolhidos são de 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024 até antes do FGTS Digital, vocês sabem me dizer se para eu recalcular para que ela possa pagar, eu deveria fazer via SEFIP/GFIP?

Ela fará a rescisão dessa colaboradora, se caso ela pague depois da rescisão feita como ela (a funcionária) conseguiria sacar esses valores?

Caso alguém tenha alguma situação e possa me ajudar na compreensão seria muito importante. Agradeço desde ja

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Katiana, tudo bem?

Sim, os recalculos das guias de FGTS anteriores ao FGTS Digital (ou seja, até a competência 02/2024) devem ser feitos pelo SEFIP/GFIP. Você pode retificar os meses em atraso e gerar as guias individualmente.
    Recomendo que os recolhimentos em atraso sejam feitos antes da transmissão do evento de rescisão no e-Social, e principalmente antes do vencimento da multa rescisória (10 dias da data de desligamento). Isso porque após o FGTS Digital (a partir de 03/2024), não é mais possível gerar chave no conectividade para saque rescisório. Então a liberação do saque agora acontece automaticamente, com base nos dados enviados ao e-Social e nos valores efetivamente creditados na conta vinculada da funcionária. Se os valores não estiverem na conta do FGTS no momento da rescisão, ela não conseguirá sacar integralmente, e será necessário aguardar que o sistema identifique os depósitos para liberação posterior. Portanto, para garantir o saque completo da funcionária, é essencial que os depósitos atrasados estejam regularizados antes da rescisão ser processada no sistema.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.