Escritório Contábil - Pró-labore

FC
    🌱
    🌱 0 pts

Olá.

Possuo renda de outra atividade que exerço e abri meu escritório contábil como Ltda (sou sócio adminitrador).

Meu escritório está em fase inicial e ainda não possui faturamento que cubra o pagamento de pro-labroe (mínimo nacional de R$1.412,00).

Como não dependo desta renda para me manter, penso em não retirar pró-labore (nem qualquer outro tipo de retirada) até que o faturamento do escritório seja suficiente para mantê-lo (pró-labore).

Dessa forma, faria a contabilidade mensal do escritório, mas a folha ficaria zerada.

Há algum impeditivo para isso? Sou obrigado a retirar pró-labore, mesmo ficando no prejuízo? Ou posso passar a retirá-lo apenas quando for sustentável?

Att.

3 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

RO
    🌱
    🌱 0 pts

Oi, Fábio! Posso compartilhar minha opinião? Há divergências de entendimento quanto à retirada do pró-labore das empresas. Não tem uma lei que fale isso expressamente. De acordo com o Código de Processo Civil art. 1071, é obrigatório somente se estiver estabelecido no contrato social. Já segundo o decreto 3.048/99 e IN RFB 2.110/22 art. 33, é obrigatório sim. E respondendo sua pergunta, acredito que não haja problema em não fazer a retirada.

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Fábio, boa noite!

No seu caso, não há uma obrigatoriedade de retirar pró-labore do seu escritório contábil, especialmente se sua renda principal não depende dele para se manter. Como sócio-administrador de uma empresa Ltda, você tem a flexibilidade de decidir quando e quanto retirar de pró-labore, se necessário.

É completamente viável não retirar pró-labore ou qualquer outra forma de remuneração até que o faturamento do escritório seja suficiente para cobrir esses pagamentos. Essa prática é comum em empresas em fase inicial ou com dificuldades financeiras.

No entanto, é importante manter a contabilidade em dia, mesmo que a folha de pró-labore permaneça zerada. Isso garante a organização financeira e tributária da empresa, além de manter a conformidade com as obrigações legais.

Espero ter ajudado!

DF
    🌱
    🌱 0 pts

Gostaria de aproveitar a pergunta do Fábio, que é pertinente ao meu caso que é exatamente o mesmo.
    Se eu optar por nunca retirar um prolabore, mas desejar adiantar o lucro, é possível ou estará passível de tributação por não haver uma retirada de prolabore?

Obrigada.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.