Olá Josiane, bom dia.
A carência para o salário-maternidade para contribuintes individuais, como autônomos, é de 10 meses de contribuição.
Ela pode contribuir para o INSS como autônoma, mesmo tendo uma empresa inativa. A empresa inativa não impede que ela faça contribuições como contribuinte individual.
As dívidas do MEI podem afetar o acesso a benefícios previdenciários, pois o tempo de contribuição inadimplente não é contado para a carência dos benefícios.
De qualquer modo, te aconselho a entrar em contato com a previdência pelo tel 135 e verificar essa questão, o INSS é uma caixinha de supressas na hora de conceder benefícios.
Espero ter ajudado
Pagamento de INSS como autônomo
Boa tarde!
Peço uma orientação, por gentileza. Uma mulher possui uma empresa que era MEI, esse MEI possui muitas dividas pela falta de pagamento do DAS Mensal e já está na Dívida Ativa, não foi feito parcelamento e ainda não deu baixa no CPNJ. A empresa foi desenquadrada do MEI por Ato administrativo e por não fazer a opção pelo Simples Nacional no prazo se encontra ATIVA, porém sem movimentação, estavava com pendências de DECTF e DECTF Web, porém já foram enviadas, mas a multa também não foi paga. Essa empresária descobriu que está grávida, e quer ter direito ao beneficio de salário maternidade, como conhece a situação da empresa que quando MEI estava em dívidas e agora fora do MEI se encontra sem movimentação, a mesma quer começar a Pagar o INSS como autônoma. Minhas duvidas são:
Primeiro: Sobre a carência para Licença Maternidade, quanto tempo ela tem que contribuir para conseguir receber a licença maternidade?
Segundo: Tendo uma empresa que ainda não foi baixada e se encontra parada, ela pode contribuir para o INSS como autônoma?
Terceiro: Essas dívidas do MEI pode ser um impeditivo para ela perante a previdência? Porque eu estou sem saber se o que ela pretende fazer nessa situação poderá dar certo, ou seja, ela não vai resolver a situação da empresa, não irá fazer um parcelamento da dívida do MEI, quer agora começar a pagar o INSS como autônoma (porque de ACORDO COM ELA a carência agora é de 8 meses para ter direito a licença) e depois receber salário maternidade.
Agradeço imensamente a atenção, nunca me deparei com uma situação semelhante.
Respostas da Comunidade (2)
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.