Processo Trabalhista

JR
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal vou tentar explicar com mais detalhes, para ver se conseguem me ajudar, já assisti as aulas mas realmente, não consegui entender. O meu cliente sofreu um pocesso trabalhista de uma pessoa que trabalhou com ele, mas o juíz entendeu que não houve vínculo empregatício, foi feito um acordo entre as partes e o juíz determinou o pagamento de 8 mil reais de verba indenizatória. O pagamento foi feito em 7 parcelas, mas as parcelas já foram todas pagas, mas a advogada não me passou nada, agora depois de 4 meses do termino do pagamento o juíz está solicitando que seja feita a comprovação do pagamento do recolhimento previdenciário. A minha dúvida, por onde faço esse recolhimento, é pelo e-socia? Quais eventos preciso enviar? É pela aba geral ou pela aba de processo trabalhista? Sobre esse valor vai incidir INSS, IRPF e FGTS? Ou somente INSS? Me ajudem por favor.

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Juliana, tudo bem?

Como se trata de um processo trabalhista com decisão judicial homologada, o correto é registrar esse acordo no e-Social por meio da aba de processo trabalhista. Para isso, é necessário enviar os seguintes eventos:

• S-2500: cadastro do processo, com os dados básicos como número, vara, data, e identificação das partes.

• S-2501: detalhamento do pagamento realizado no processo, incluindo os valores, número de parcelas, e datas de quitação.

Quanto aos tributos, a incidência dependerá da natureza da verba acordada:

• INSS: só incide se a verba for de natureza remuneratória (como salários, horas extras, etc). Se for exclusivamente indenizatória (como danos morais ou acordo cível), não há incidência.

• IRRF: também depende da natureza da verba. Se for tributável, poderá haver incidência de imposto de renda.

• FGTS: não incide, pois não houve reconhecimento de vínculo.

Se houver incidência de INSS, após o envio dos eventos no e-Social, a guia será gerada automaticamente pela DCTFWeb com o código de receita 5977 (contribuições decorrentes de decisão judicial).

É importante solicitar à advogada cópia do termo de acordo homologado, pois ele trará a descrição detalhada das verbas e permitirá classificar corretamente se há ou não tributos a recolher.

Oriento entrar em contato com o seu suporte de folha de pagamento para verificar sobre o preenchimento correto no seu sistema.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.