Recolhimento INSS Patronal Anexo IV Simples

RB
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, colegas!

Tenho um cliente que tem uma empresa que está nos anexos III (principal) e IV (secundária), porém, no momento está movimento.

Estou com dúvida a respeito do INSS patronal, se puderem me auxiliar, por gentileza.

O recolhimento do CPP eu devo fazer sempre devido a empresa possuir esse anexo, mesmo sendo secundário, ou somente quando a empresa tiver movimentação no anexo IV? Porque a maioria dos serviços serão emitidos no anexo III, o anexo IV é somente em casos específicos, então fiquei com dúvida com relação à isso.

1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Renata, tudo bem?

Quando a empresa do Simples Nacional exerce atividades enquadradas tanto no Anexo IV quanto em outros anexos, mas não possui folha separada por atividade, deve calcular a proporcionalidade da folha com base no faturamento.

O cálculo é assim:

• Divide o faturamento do Anexo IV pelo faturamento total → obtém um coeficiente.

• Aplica esse coeficiente sobre o total do INSS patronal (20% sobre folha + RAT sobre empregados) → resulta no valor efetivamente devido.

• No e-Social, esse coeficiente deve ser informado mensalmente no evento S-1280, e o sistema calcula automaticamente o INSS patronal proporcional.

• Se em determinado mês não houver faturamento do Anexo IV, o coeficiente será ZERO, e a empresa recolherá apenas os descontos dos empregados.

• A classificação tributária no e-Social deve ser 3 - Atividade mista que engloba o anexo IV e o coeficiente.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.