Solicitação do salário maternidade

GS
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia,

Tenho um cliente que possui uma funcionária que é gestante e a mesma questionou se ela pode solicitar o salário maternidade de forma individual (como se fosse autônoma) pelo aplicativo do meu inss e ainda receber este auxílio como CLT na empresa que ela trabalha? Os dois são cumulativos ou recebendo um ela anula o outro?

Outro ponto, no site do meu INSS consta apenas salário maternidade urbano seria este que ela precisa solicitar e até quando ela pode solicitar o benefício?

Desde já agradeço!

4 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Gabriela, tudo bem?

Depende. Se ela contribui como autônoma e também como CLT, pode sim receber os dois benefícios, desde que cumpra os requisitos em cada vínculo. Os benefícios são cumulativos, pois como autônoma o pagamento é feito pelo INSS, e como CLT, é a empresa quem paga. A solicitação deve ser feita como salário-maternidade urbano mesmo.

Espero ter ajudado.

GS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Thainan, tudo bem e você?

E ela teria que contribuir com quantos pagamentos de INSS para ter direito ao benefício? E em que período ela pode solicitar, antes do nascimento ou após?

TO
    🌱
    🌱 6 pts

@Gabriela Espindola Da Silva Após o nascimento da criança, se tiver 10 contribuições como autônoma ou ainda não tiver perdido a qualidade de segurada como autônoma.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.