Dúvida em relação ao INSS do pró-labore

JB
    🌱
    🌱 0 pts

Olá colegas bom dia, espero que estejam bem.

Me surgiu uma demanda em relação a uma empresa do simples nacional que possui apenas um sócio e que recebe pró-labore. Eu sei que a alíquota de INSS que incide sobre o pró-labore é de 11% mas a dúvida que me surgiu é em relação aos benefícios que esta alíquota cobre.

Sei que 11% também é a alíquota do plano simplificado do INSS e que esse plano não cobre todos os benefícios ofertados mas o pró-labore que também tem incidência de 11% de INSS garante todos os benefícios ou somente os benefícios do plano simplificado também?

Agradeço a disponibilidade e qualquer ajuda, bom dia!

2 respostas16 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

AM
    🌱
    🌱 0 pts

Sim João Lucas. A lei 8212/91 estabelece que além de ser obrigatório, o contribuinte faz jus a todos os direitos.

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá João Lucas, tudo bem?

Apesar da alíquota também ser de 11%, o INSS sobre o pró-labore não é o plano simplificado.

No caso do sócio, ele contribui como contribuinte individual, e esses 11% são apenas a parte dele na contribuição previdenciária. Por isso, essa contribuição não tem as limitações do plano simplificado.

Ou seja, o sócio que contribui sobre pró-labore tem direito a todos os benefícios do INSS (aposentadorias, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, etc.), diferente do plano simplificado, que é mais restrito.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.