Apuração de Lucro Real Pis e Cofins

SC
    🌱
    🌱 153 pts

Gente, alguém do fiscal poderia ajudar em uma questão.

Tenho uma empresa que lucro real. Ela faz aproveitamento de crédito que Pis e Cofins das notas de serviços tomados, certo?

Além deste créditos , ela emite nota fiscal de serviço prestado e na nota tem retenção de Pis e Cofins.

Minha dúvida é: Além dos créditos de notas fiscais tomados, também tenho que colocar os valores dos pis é cofins a compensar no cálculo, certo?

Obs. Empresa de Serviço

2 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 8 pts

Bom dia!

Sim, o seu entendimento está correto. Em uma empresa no Lucro Real (Regime Não Cumulativo), o PIS e a COFINS retidos na fonte sobre os serviços que você presta funcionam como uma antecipação do tributo devido.

Portanto, o cálculo não se resume apenas a deduzir créditos sobre notas fiscais de entrada (serviços tomados).

Espero ter ajudado.

SC
    🌱
    🌱 153 pts

@Marcos Faria Surgiu uma dúvida aqui, a empresa era Lucro Presumido em 2025, regime caixa. Quando foi em 2026, passou para lucro Real, regime competência.

Eu vejo que no Balanço em 2026, tem um saldo no Ativo de Pis e Cofins dos anos anteriores, que não foram compensados. Eu posso pegar este saldo e fazer compensação para este ano ou tenho que fazer um Perd/Comp

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.