Fórum CF
    InícioCategoriasRanking
    Acesso
    Fórum CFFórum Contabilidade Facilitada
    1. Início
    2. Categorias
    3. Apuração do PIS COFINS no MIT

Apuração do PIS COFINS no MIT

DC
    🌱
    Davidson Samir Abreu Caires
    🌱 Iniciante0 pts

boa noite, se eu já tiver feita a transmissão do SPED contribuições (PIS/COFINS) eu também preciso informar esses tributos no MIT? Ou no MIT só vai o IRPJ ELe CSLL?

14 respostas71 visualizações22/06/26, 22:15

Respostas da Comunidade (14)

TO
    🌱
    Thainan Oliveira
    🌱 Iniciante6 pts

Olá Davidson, tudo bem?

O PIS e a Cofins também devem ser informados no MIT, mesmo quando a empresa entrega a EFD-Contribuições (SPED Contribuições). Isso porque a EFD-Contribuições tem a finalidade de escriturar a apuração desses tributos, enquanto o MIT é utilizado para informar os débitos que irão compor a DCTFWeb.

Espero ter ajudado

23/06/26, 02:21
    SE
    🌱
    Sylvia Helena Silva Esteves
    🌱 Iniciante0 pts

@Thainan Oliveira boa noite. Tem base legal para essa informação? Pois desde então, eu entrego tanto o sped quanto o MIT.

27/06/26, 23:23
    DC
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Sylvia Helena Silva Esteves ish.. e agora?

27/06/26, 23:42
    SE
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Davidson Samir Abreu Caires vamos aguardar

29/06/26, 15:17
    DC
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Sylvia Helena Silva Esteves se você informa o PIS COFINS no MIT, como vc informaria o pagamento, já que o cliente fez o pagamento através do DARF do SPED contribuições? E nesse caso o mês de referência era maio, e como eu só enviei o SPED contribuições em dia e não enviei o MIT, se eu enviar agora dia 29/06 ficaria como envio em atraso e geraria multa, mas as guias foram pagas em dias. O que eu faço?

29/06/26, 21:40
    SE
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Davidson Samir Abreu Caires o MIT só informa o débito e cruza com a informação do ecac (pagamento) . MIT não tem multa o que gera a multa seria a entrega da dctfweb em atraso. Estando a dctfweb entregue em dia vc aí incluir o MIT não terá multa .

30/06/26, 22:57
    DC
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Sylvia Helena Silva Esteves só que eu não entendi uma coisa. Eu informo o imposto no MIT, aí na transmissão da dctf tem os valores a pagar, porém o Ecac não compensou automaticamente o pagamento dos impostos (que foram gerado pelo SPED contribuições), então se eu transmitir a dctf vai gerar um novo imposto a pagar ou não vai gerar um novo DARF?

30/06/26, 23:38
    SE
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Davidson Samir Abreu Caires não gera. Se o cliente pagar vai constar lá o pagamento se ele não pagar vai ficar pendente na situação fiscal.

01/07/26, 01:17
    DC
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Sylvia Helena Silva Esteves ok. Obrigado pela ajuda e pela informação

01/07/26, 01:20
    SE
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Thainan Oliveira alguma posição?

02/07/26, 22:37
    TO
    🌱
    Thainan Oliveira
    🌱 Iniciante6 pts

@Sylvia Helena Silva Esteves

Revendo a Instrução Normativa RFB nº 2.237/2024, que instituiu o MIT, verifica-se que os débitos de PIS/Pasep e Cofins também são informados por meio do MIT, mesmo para as empresas que entregam a EFD-Contribuições.

As exceções previstas na norma são:

* PIS/Cofins retidos na fonte**, que continuam sendo informados na EFD-Reinf; e

* PIS incidente sobre a folha de salários**, que continua sendo informado no e-Social.

Assim, a entrega da EFD-Contribuições não substitui a informação dos débitos de PIS e Cofins no MIT, pois as duas obrigações possuem finalidades distintas: a EFD-Contribuições é a escrituração fiscal, enquanto o MIT alimenta a DCTFWeb para fins de confissão dos débitos tributários.

Obrigada por levantar esse ponto!

02/07/26, 22:55
    SE
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Thainan Oliveira então eu estava no caminho. Eu havia entendido que você mencionou não precisar apresentar o MIT tendo entregue o sped contribuições. Seria muito bom !!!!! rsrsrs

02/07/26, 23:02
    DC
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Sylvia Helena Silva Esteves eu também havia entendido que não precisa informar no MIT. Enfim, pelo menos temos a informação concreta agora, obrigado as duas instrutoras.

02/07/26, 23:22
    SE
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Davidson Samir Abreu Caires acho que ela corrigiu a msg anterior rs

02/07/26, 23:24

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.

Tópicos Relacionados

Quando que o itcmd é isento no estado do Rio de janeiro?NFe de produtos fabricados em impressora 3DRetirada de lucro em espécieNFse considerar competência ou data da emissãoPortal GNRE com instabilidade para gerar guias DIFAL

Tópicos Mais Vistos

O que acontece ao clicar em "Rejeição" em uma NFSe no Portal Nacional?REFORMA TRIBUTÁRIA - ESTUDANTES: COMO SE ATUALIZAR?Crédito de IBS/CBS na compra de Combustível para consumoCálculo da Servidão Administrativa no ITRBENEFÍCIO FISCAL ICMS DISTRITO FEDERAL..

🏆 Top Contribuidores

1
    Antônio  Glademyr SILVERIO
    👑

Antônio Glademyr SILVERIO

6162 pts
    2
    DS
    🏅

Darlane Silva Santos

2991 pts
    3
    Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza
    ⭐

Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza

1764 pts
    4
    LC
    ⭐

Letícia Cristovão

1497 pts
    5
    KC
    ⭐

KARITA ALVES CORREIA

1183 pts
    Cursos recomendados para esse tópico

Aprofunde-se em Setor Fiscal

Rotinas do Simples NacionalPós-Graduação

Rotinas do Simples Nacional

Saiba mais
    Reforma Tributária e Prática FiscalPós-Graduação

Reforma Tributária e Prática Fiscal

Saiba mais
    InícioCursos e PósCategoriasRankingRegras do FórumTermos de Uso
    © 2026 Contabilidade Facilitada. Todos os direitos reservados.
    InícioBuscar
    Nova
    Matrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e ComplianceMatrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e Compliance