ATA em 2026

NR
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde! Colegas, poderiam sanar uma dúvida, por gentileza?

Peguei uma empresa agora em 2026, porém ela foi aberta em 04/2025. Iniciei a contabilidade a partir de janeiro/2026 e percebi que o contador anterior não deixou relatórios contábeis e também não foi feita ATA de distribuição de lucros. Não consigo afirmar ainda se havia lucro acumulado formalmente apurado.

Dados da empresa:
    • Segmento: transportadora;
    • Regime tributário: Simples Nacional;
    • O sócio realiza retiradas frequentes em média de R$ 50.000,00/mês ou mais, tratadas como antecipação/distribuição de lucro;
    • Ainda iremos fazer planejamento tributário.

Minha dúvida é:

Considerando as novas regras de tributação de dividendos e EFD-Reinf, em maio/2026 eu ainda precisaria formalizar ATA para essas retiradas do sócio?

Ou, independentemente da existência de ATA, toda distribuição de lucro acima de R$ 50.000,00 no mês já ficará sujeita à tributação sobre o excedente?

1 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

SC
    🌱
    🌱 153 pts

Olá!

1º) Para saber se houve registro da Ata, você pode solicitar na Junta Comercial do seu estado, uma certidão onde irá mostrar se houve ou não o registro.

2º) Você consegue entrar em contato com seu cliente e solicitar os relatórios do exercício anterior? Porque você vai precisar fazer implantação de saldo no seu sistema. Com o balancete do exercício anterior, você vai conseguir visualizar essa informação ou verificar na Junta, se houve registro do livro diário;

3º) Infelizmente, você não vai conseguir fazer o registro da Ata, pelo fato que o prazo foi até 31/12/2025 e depois houve uma liminar sobre este assunto e o prazo foi transferido para que as empresas faça uma nova Ata e faça o registro na Junta até 31/01/2026. Ainda estamos aguardando a decisão do STF se haverá um novo prazo.

4º) Agora, se existe essa Ata registrado na Junta, você pode fazer distribuição de lucro isento até 31/12/2028, antes de tudo, é bom verificar como foi feita essa Ata para não ter problema depois com fisco.

5º) Caso não haja o registro desta Ata nesta datas acima, infelizmente se houve distribuição de lucro acima de R$ 50.000,01 por mês de uma empresa PJ para a mesma pessoa PF, deverá recolher o impostos de 10% conforme a lei 15270/2025.

Meu conselho, faça uma reunião com seu cliente e apresenta essa situação para que você não tenha problema e deixe bem claro. A sua responsabilidade e a partir de deste ano, pra trás, é de responsabilidade do contador anterior.. Se for necessário, faça a contabilidade pra trás com a autorização do seu cliente e as vezes, pode ser que não houve movimentação ou a contabilidade, não faz contabilidade de empresas dos simples. Tudo tem que ser analisado..

obs.: Eu só não me lembro se as empresas do Simples Nacional entrou nesta regra, porque, estava em discursão.. Seria importante verificar essa situação.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.