Contabilidade de estacionamento de carros

ER
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, tudo bem ?

Estou com uma dúvida em relação a contabilidade de empresas que compram em vendem carros.

A apuração é feita da diferença da compra e venda?

Como que identificamos isso na contabilidade, para que fique certo a ECD e a ECF?

Exemplo: o cliente comprou um carro de R$ 60.000,00 vendeu por R$ 63.500,00, a apuração dele, o fechamento será em cima dos R$ 3.500,00? E como fica a contabilização desse ocorrido ?

A empresa está no lucro presumido.

3 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Emili

No Lucro Presumido, a empresa que compra e revende veículos tem a contabilidade feita pelo método tradicional de estoque: registra a compra do veículo pelo valor pago, a venda pelo valor de saída e reconhece o custo na baixa do estoque, resultando no lucro contábil real da operação (diferença entre venda e custo). No seu exemplo, compra por R$ 60.000 e venda por R$ 63.500 gera um lucro contábil de R$ 3.500 na ECD. Porém, para fins fiscais no Lucro Presumido, o IRPJ e a CSLL não são calculados sobre esse lucro, e sim sobre a receita bruta da venda (R$ 63.500), aplicando os percentuais de presunção (8% para IRPJ e 12% para CSLL no comércio), independentemente do resultado contábil. Assim, o lucro de R$ 3.500 existe na contabilidade e na ECD, mas não é a base de tributação na ECF do Lucro Presumido, que segue a regra da receita bruta presumida.

Espero ter ajudado.

ER
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura E se a empresa for uma concessionária?
    O estoque de carro dela é para revenda, a apuração é sobre a receita bruta ou sobre o lucro da venda ?

ER
    🌱
    🌱 0 pts

Se caso for sobre o lucro a venda, a minha dúvida é como que fica os lançamentos na contabilidade.
    A compra do carro entra débito: estoque e credita em fornecedor.

Ele realizou a venda: débito: cliente e credita em: receita de venda.

Exemplo: comprou o carro por 60.000 e vendeu por 63.500

Em fornecedor ficara o 60.000 e em venda o valor de 63.500, se a apuração é feita sobre o lucro (3.500,00) como que eu faço com a receita de venda na contabilidade, para quando eu enviar a ECF fique com o valor do lucro e nao da receita de venda total?
    Se for com o valor da receita total, não irá bater com os impostos que foram pagos (foram apurados em cima do lucro).

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.