DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS

TS
    🌱
    🌱 10 pts

Boa tarde!
    Poderia me me tirar uma dúvida em relação à distribuição de lucros e à incidência de Imposto de Renda, pois seu conhecimento é mais amplo
    Se eu fizer uma retirada de R$ 50 mil a título de distribuição de lucros, esse valor permaneceria isento de IR, ou eu precisaria limitar a retirada a aproximadamente R$ 45 mil para que, após a aplicação do cálculo (gross -up), a base final permanecesse dentro do limite de isenção?

Minha dúvida é a seguinte:

O sócio recebendo um montante R$ 45 mil, com cálculo gross -up resultaria em uma base próxima de R$ 50 mil, mantendo a isenção;

porém, retirando R$ 50 mil, a base calculada subiria para cerca de R$ 55.555,00, o que geraria incidência de imposto?

1 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 8 pts

Boa noite!

Na verdade, é preciso atenção.

O correto seria apurar o lucro, decidir o valor que será distribuído, e se esse valor ultrapassar o valor de R$ 50.000,00 no mês, aí sim você faz a apuração da retenção do imposto de renda, que é de 10% sobre o valor que ultrapassar os 50 mil.

Esse seria o procedimento correto.

Temos uma aula que pode te auxiliar para melhor entendimento:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/126727-lives-setor-fiscal/5156276-tributacao-de-altas-rendas-e-distribuicao-de-lucro-como-operacionalizar

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.