Dúvida sobre ITR 2025 — Imóvel rural foi declarado no CPF errado e agora o sistema não deixa transmitir

VM
    🌱
    🌱 0 pts

Olá pessoal, tudo bem?
    Estou com uma dúvida no ITR 2025 e queria uma orientação de quem já passou por isso.

O imóvel rural possui CIB e já estava no nome do filho (Júlio Cesar) no CAFIR em 01/01/2025.

Porém, a contadora da mãe acabou transmitindo a DITR 2025 no CPF da mãe utilizando esse mesmo imóvel/CIB.

Agora estou tentando entregar a declaração correta no CPF do filho, mas o sistema apresenta a mensagem dizendo que já existe uma DITR original entregue para esse CIB.

Não tenho contato com a contadora da mãe e ainda não consegui o número do recibo da declaração transmitida.

Minhas dúvidas são:

1. O correto é a mãe fazer uma DITR retificadora removendo/corrigindo o imóvel?

2. Depois disso o filho consegue transmitir a declaração original normalmente?

3. Existe alguma forma de cancelar essa DITR entregue no CPF errado?

4. Como posso recuperar o número do recibo da declaração transmitida pela mãe?

5. O fato do CIB já estar no nome do filho no CAFIR ajuda a comprovar que o ITR correto seria no CPF dele?

Quero resolver isso da forma correta para evitar problema futuro com Receita Federal.

Agradeço muito qualquer orientação.

1 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 8 pts

Pergunta duplicada.

Respondida na pergunta anterior.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.