Eita. Vamos lá: o fechamento do trimestre, esse mês no caso, nada tem a ver , nesse momento com a ECF e nem REINF. Você vai apurar o trimestre normalmente, verificar a nova regra de presunção e depois irá informar no MIT e lá você irá mencionar se o valor foi dividido em contas ... Espero ter ajudado
Dúvida sobre o fechamento trimestral do lucro presumido
Olá, como estão. Eu sei que o lucro presumido deve ser trimestral, mas tenho uma dúvida..o que eu tenho que fazer na prática pra fazer a entrega da declaração trimestral, e fazer o cálculo do IRPJ e CSLL, eu tenho que gerar só a reinf ou tem que mandar pro validador do ECF. É a primeira vez que vou fechar uma empresa de lucro presumido e preciso de uma ajudinha. Podem me explicar melhor na prática.
Respostas da Comunidade (6)
Ola @Sylvia Helena Silva Esteves. Só que ainda não entendi como seria essa apuração, seria só no sistema mesmo? Aí eu verificaria o valor do faturamento de abril, maio e junho, aplicaria a presunção de 32%, aí o resultado dessa presunção aplicaria o percentual do IRPJ e CSLL e informaria esses valores no MIT? Seria isso? Tem alguma aula atualizada no portal do aluno?
@Davidson Samir Abreu Caires sim é no sistema, planilha ... depois vai para o MIT. Deve ter aula sim a respeito, não sei rs
@Sylvia Helena Silva Esteves muito obrigada pela ajuda, compreendi melhor a situação. É muito bom ter a ajuda de vocês. Até mais.
Boa noite Davison.
É importante separar os conceitos de cada obrigação acessória.
Empresas do Lucro Presumido, precisam seguir algumas regras específicas, além de enviar algumas declarações mensais, trimestrais e anuais.
Para o IRPJ e CSLL, deve ser enviado o MIT, e em seguida, transmitir a DCTFWEB.
A ECF por sua vez, é uma declaração anual, que deve ser enviada uma vez ao ano, até julho do ano seguinte. Além da ECF, tem a ECD com entrega até junho.
De forma mensal, há declarações como a EFD-Contribuições e EFD-ICMS também.
Temos um curso específico de Lucro Presumido, que pode te ajudar nesse contexto de forma geral:
https://alunos.contabilidadefacilitada.com/126614-lucro-presumido
Espero ter ajudado.
Ola @Marcos Faria, obrigado pelas dicas, entendi o processo. Vou conferir as aulas. Obrigado
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.