Encerramento prestador e serviços tomados

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Olá, Professores, tudo bem?

Estou iniciando minhas atividades como profissional liberal, passarei a emitir NFS-e o município ainda não aderiu padrão nacional e, para entender melhor minhas obrigações, entrei em contato com a prefeitura. Fui informada de que devo realizar o encerramento mensal. Até então, eu não tinha conhecimento desse procedimento e apenas pagava o ISS fixo, pois não recebi orientação adequada quando abri minha inscrição municipal. As informações disponíveis no site e nos manuais são bastante limitadas e superficiais.

Ao acessar o sistema da Prefeitura do município onde estou cadastrada, notei que, na aba de “serviços tomados”, aparecem todos os meses as notas fiscais emitidas pela escola da minha filha. Acredito que isso ocorre porque a escola está no mesmo município, e por isso a NFS-e acaba sendo integrada automaticamente ao sistema.

No entanto, esse serviço não tem qualquer relação com a minha atividade profissional, e por isso não compreendi como devo proceder. Não encontrei opção para excluir essas notas e não sei se devo simplesmente desconsiderá-las ou se seria necessário algum tipo de fechamento específico antes de realizar o encerramento mensal.

Também gostaria de entender como devo proceder quando eu realmente tomar um serviço relacionado à minha atividade profissional, por exemplo, em casos futuros que envolvam retenção de ISS ou exigência de registro no sistema.

Nunca realizei essa parte de “serviços” e, como estou iniciando na área contábil, ainda tenho dificuldade para entender o fluxo correto. Gostaria de saber, pela experiência de vocês, se já viram uma situação semelhante e qual seria o procedimento adequado.

Como nunca fiz acabei começando diretamente pelo encerramento:

Depois ao consultar a pagina de serviços tomados, fiquei me perguntando o que eu precisaria fazer neste etapa.

Agradeço desde já pela orientação.

Obrigada!

2 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Thamires

você provavelmente não precisa fazer nenhuma ação em relação às notas da escola da sua filha que aparecem em “Serviços Tomados”. Isso acontece porque a escola emitiu a NFS-e para o seu CPF e o sistema da prefeitura registra automaticamente todos os serviços tomados pelo contribuinte cadastrado, independentemente de terem relação com sua atividade profissional. Como a nota está com a situação “Devido Prestador”, o ISS é de responsabilidade da escola, não havendo retenção nem imposto a recolher por sua parte. Portanto, para fins do encerramento mensal, essas notas normalmente podem ser apenas desconsideradas.

O encerramento que a prefeitura orientou consiste basicamente em fechar a competência para consolidar as notas emitidas no período e liberar as etapas seguintes do sistema. No futuro, a área de “Serviços Tomados” só exigirá maior atenção caso você contrate serviços relacionados à sua atividade e a legislação municipal determine escrituração ou retenção de ISS. Pela situação apresentada, o encerramento parece ter sido realizado corretamente e não há indícios de pendências.

Ainda assim, por se tratar de uma regra municipal, vale solicitar uma confirmação formal ao suporte da prefeitura para ter segurança de que essas notas de consumo pessoal não precisam de qualquer tratamento adicional.

Espero ter ajudado.

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura obrigada, abri um atendimento no balcão virtual para sanar dúvidas, vamos ver se eles passarão alguma informação, ruim demais contato com a prefeitura.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.