Operações diversas

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Professores, tudo bem?

Estou com uma dúvida sobre profissionais da área da saúde/estética que possuem operações diversificadas.

No caso de uma esteticista que:

• presta serviços de estética (procedimentos);

• compra produtos (tanto para revenda quanto utilizados nos atendimentos);

• e também deseja vender mentorias e cursos (online ou presenciais),

como funciona a estruturação dessas atividades em termos de CNAEs?
    É possível ter múltiplos CNAEs para contemplar todas essas operações dentro do mesmo CNPJ?

Além disso, tenho dúvidas sobre a parte fiscal e operacional:

• Como deve ser feita a separação entre prestação de serviços e venda de produtos?

• No caso dos produtos utilizados nos procedimentos, há necessidade de algum tipo de controle específico (ex: estoque/custo)?

• A tributação muda conforme os tipos de mentorias e e-book certo? quero entender melhor essa parte.

• Existe alguma recomendação prática para organizar essas receitas corretamente desde o início?

Se houver algum material, aula ou direcionamento mais aprofundado sobre esse tipo de operação mista, poderia me indicar?

Desde já, obrigada!

2 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Thamires

Uma esteticista que presta serviços, vende produtos e também comercializa cursos ou mentorias pode sim operar tudo dentro do mesmo CNPJ com múltiplos CNAEs, sendo essa a estrutura mais comum e recomendada. Porém, o ponto crítico não é apenas o CNAE, mas a forma como as receitas são organizadas e tributadas.

Pela lógica da LC 214/2025, toda operação com contraprestação é tributável, independentemente de ser serviço, produto ou conteúdo digital. Isso significa que cada tipo de atividade precisa ser tratado conforme sua natureza:

• Procedimentos estéticos → prestação de serviço

• Venda de cosméticos → operação com bens

• Cursos e mentorias → serviços

• E-books → bens digitais (equiparados a bens)

Na prática, isso exige separação clara das operações. O ideal é emitir:

• Nota de serviço para procedimentos

• Nota de venda para produtos

Misturar tudo em uma única cobrança é um erro comum e pode gerar distorções tributárias.

Outro ponto essencial é os produtos utilizados nos atendimentos não são venda, são insumos. Já as receitas digitais (mentorias, cursos, e-books) também entram na tributação normal, mas podem ter impactos diferentes dependendo do formato, exigindo atenção na classificação.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.