(sem título)

JM
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite!

Tenho um cliente que era MEI, mas foi desenquadro por débito em 01/01/2026; regularizou seus débitos por conta própria, mas não fez a solicitação para voltar ao simples nacional… fico em regime normal, agora me procura para solicitar a baixa.

Nesse caso, tenho que entregar os SPEED ou algo do tipo? Empresa não teve movimentação, não tem funcionamento e nem qualquer outra coisa

1 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Jessica

Seu cliente, ao ser desenquadrado do MEI em 01/01/2026 e não retornar ao Simples, passou automaticamente a ser tratado como empresa do regime normal (geralmente Lucro Presumido). Mesmo sem movimentação, isso não elimina as obrigações acessórias.

A empresa continua obrigada a cumprir declarações do período em que esteve ativa no regime normal em 2026. Isso pode incluir principalmente a ECF (que é obrigatória mesmo sem movimento), além de possíveis obrigações DCTFWeb, e declarações estaduais ou municipais “sem movimento”, caso tenha inscrições ativas. O fato de não ter faturamento não significa ausência de obrigação apenas reduz o conteúdo delas.

Antes de dar baixa, você deve verificar e, se necessário, entregar as obrigações de 2025 (como MEI) e de 2026 já no regime normal, principalmente a ECF regularizando tudo para evitar pendências futuras.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.