(sem título)

DM
    🌱
    🌱 0 pts

Olá pessoal boa noite, hoje finalizei a apuração do IR no primeiro trimestre de uma empresas LP, estou com uma duvida se alguém souber e quiser me orientar, a duvida é a seguinte.

Meu sistema esta puxando o total das notas emitidas inclusive remessa para industrialização para formar a base de calculo da presunção de 8,80% na antecipação do valor que ultrapassar os 5.000.000,00

Ex:

1º- FATURAMETNO TOTAL - DEVOLUÇÃO - BONIFICAÇÃO

=VALOR X

2º- VALOR X - REMESSA

= RECEITA LIQUIDA

3º- O sistema divide receita liquida pelo valor x encontra um porcentagem

depois ele pega o valor x - 1.250.000

4º- Nesse resultado aplica a porcentagem encontrada e temos um novo valor que chamaremos de valor majorado e vamos aplicar a alíquota de 8,8%

5º- receita liquida - valor majorado aplico alíquota de 8%.

6º- Somo as duas base, em seguida aplico 15 % e encontro meu ir trimestral.

MINHA DUVIDA É SE A REMESSA FARÁ MESMO PARTE DESSA EQUAÇÃO?

1 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Denise

No Lucro Presumido, a base de cálculo do IRPJ parte da receita bruta efetiva, ou seja, apenas valores que representam faturamento real da empresa, como vendas e serviços. A remessa para industrialização não é receita, pois não há transferência de propriedade nem ingresso financeiro, sendo apenas uma movimentação de mercadoria.

Por isso, ela não deve compor o faturamento desde o início do cálculo, nem participar da base de presunção de 8% ou 8,8%. O erro do seu sistema está justamente em incluir essas remessas no total inicial (valor X) e depois tentar ajustar proporcionalmente, isso é conceitualmente incorreto e pode inflar a base, gerando IR maior que o devido. O correto é começar diretamente com a receita líquida real (já sem remessas) e aplicar as regras de presunção sobre esse valor.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.