Profissionais da autônomos da área médica

ES
    🌱
    🌱 0 pts

Olá,

Surgiu uma dúvida, sei que os profissionais liberais podem deduzir alguns valores.
    Uma cliente me questinou e realmente fiquei na dúvida, hoje ela presta serviços online e diretamente da residência dela.

Nesse caso, a maioria ou praticamente todos os itens de uso dela profissional também são de uso pessoal. Como que faz nesse caso?

Um ponto que incluse foi destacado, é que devido o aumento do aluguel de salas, ela optou pela residência dela para ter esse corte na despesa.
    Tem alguma forma dela realizar rateio?

Essas contas como: telefone, energia elétrica, água, internet precisam constar no nome do profissional? Precisam serem pagas pela conta bancária desse profissional?

Fico no aguardo e agradeço o auxílio!

Atenciosamente,

1 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 8 pts

Olá, boa tarde!

Nesse contexto em específico, é importante ter os pés no chão.

Por ser um gasto atrelado a atividade da autônoma, sim, ela poderia abater esses custos, como luz, telefone. Mas é importante lembrar, que pode ocorrer fiscalização, e exigir a comprovação desses gastos.

Por conta disso, é aconselhável fazer um controle muito correto com esses gastos, para considerar aquilo que de fato faz parte da atividade.

Quanto a rateio, dividir o valor, não te aconselho. Pois em caso de fiscalização, e você ter que comprovar por meio de nota fiscal por exemplo, os valores não irão bater.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.