Regularização de RPA

WA
    🌱
    🌱 0 pts

Assunto: Dúvida sobre RPA, eSocial, INSS e ISS na prestação de serviços como PF

Prezados professores,

Espero que estejam bem.Gostaria de pedir uma orientação sobre um caso prático envolvendo a prestação de serviços contábeis como pessoa física, com pagamento por RPA, e a respectiva apuração/recolhimento dos encargos.

No meu caso, os honorários serão de baixo valor e eu já possuo recolhimento de INSS no teto em outra atividade, na qual sou CLT. Além disso, a empresa contratante está situada em outro município.Minha dúvida é a seguinte:

•sendo eu o prestador dos serviços e também o responsável contábil, como deve ser tratado o RPA nesse caso;

•considerando que já atinjo o teto do INSS pela CLT, como fica o recolhimento previdenciário sobre esse pagamento;

•e, principalmente, como fica o ISS, visto que não possuo CMC/inscrição municipal no município onde os serviços serão prestados e também não recolho ISS fixo.

Poderiam, por gentileza, orientar qual seria a forma correta de proceder dentro da legalidade nessa situação?

Agradeço desde já pela atenção e pelos esclarecimentos.

1 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 8 pts

Olá, boa noite!

O primeiro ponto, é buscar a regularização como autônomo, fazendo a inscrição de autônomo na sua prefeitura. Cada prefeitura tem uma sistemática para cadastro, e pode ser consultada diretamente na secretaria de fazenda do município.

Como a soma de suas remunerações já atinge o teto do INSS, você está isento de sofrer novos descontos.

Além disso, também incide o IRRF conforme a tabela progressiva.

Esses seriam os principais pontos que deve se atentar.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.