Alvará do MEI

GD
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, pessoal!

abri um MEI de digitador e selecionei porta porta como forma de atuação. porém, chegou em meu email um protocolo do empresa facil dizendo que meu alvará foi indeferimento

Até onde eu saiba, não é obrigatório alvará para MEI, certo? nesse caso, oq eu anexo no empresa facil? eu preciso anexar algo?

3 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Gabriela

O MEI, em regra, não precisa de alvará de funcionamento. Desde a Lei da Liberdade Econômica (Lei 13.874/2019) e a Resolução CGSIM nº 59/2020, o processo foi simplificado — o MEI recebe a chamada dispensa automática de alvará e licenças, bastando aceitar o Termo de Ciência e Responsabilidade no momento da formalização. Mas por ser competência Municipal, a prefeitura pode cobrar o alvará do MEI.

No seu caso ao escolher “porta a porta” como forma de atuação, o sistema da prefeitura/Empresa Fácil entendeu que sua atividade teria impacto urbano (circulação em via pública) e encaminhou para análise.

Recomendo que verifique a legislação Municipal para se informar se a atividade é passível de pagamento de alvará.

Espero ter ajudado.

GD
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura eu tinha aberto primeiro como atuação pela internet e apareceu a mesma coisa. não consigo ver qual impacto ambiental teria a atividade de digitador

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Gabriela Magnani De Deus Entendo seu questionamento, mas mesmo não tendo impacto ou espaço físico, alguns municípios cobra alvará de funcionamento...

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.