Desenquadramento Automático

CF
    🌱
    Cássia Faber
    🌱 0 pts

Cliente me procurou referente a um CNPJ que foi desenquadrado do MEI pela Receita (comunicado em 07/2024 ref. faturamento excedido em 2022), ele já queria ir para o Simples, mas agora não consigo fazer a opção dado o prazo. Como regularizar tudo isso para que ele tenha a empresa em ordem e também possa voltar a emitir nota?

5 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Cássia

Se o CNPJ está Ativo, a empresa pode emitir Notas Fiscais, mas a apuração dos impostos vai depender do Regime tributário escolhido.

Pelo que entendi, a empresa foi excluída do MEI e do Simples Nacional, nesse caso, precisa optar pelo regime de Tributação Lucro Presumido ou Lucro Real.

Regularize as pendências da empresa e com tudo em dias, pode solicitar o enquadramento no Simples Nacional em Janeiro/2025.

Espero ter ajudado.

CF
    🌱
    Cássia Faber
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura Obrigada pela ajuda! Nesse caso, como desenquadrou a partir de 31/12/2022 teria que fazer a opção tributária e providenciar a contabilidade + a tributação referente a 2023, correto?

CF
    🌱
    Cássia Faber
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura sabe me dizer se preciso fazer alguma opção/declaração acessória pra optar pelo presumido? Pelas pesquisas que fiz, entendi que já enquadra no presumido automaticamente, mas estou em dúvida. Basta regularizar o contábil e emitir os DARFs com base no Presumido?

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Cássia Faber A opção pelo regime lucro presumido ou Real é válido, quando se recolhe o primeiro DARF do imposto de renda da PJ, e será confirmado no envio nas obrigações acessórias, não existe uma declaração específica, basta enviar as declarações com as devidas informações do regime escolhido.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.