DESENQUADRAMENTO DE MEI PARA ME

PP
    🌱

Um novo cliente me procurou para regularizar débitos do MEI, o que foi feito. No entanto, ele mencionou ter sido notificado por ultrapassar o limite de faturamento do MEI. Diante disso, surgiram algumas dúvidas:

1. Ele já foi automaticamente reenquadrado como ME, ou é necessário realizar todo o processo de alteração na Junta Comercial ou abertura de uma nova empresa?

2. Durante o período em que ele excedeu o limite e deixou de ser MEI, é preciso fazer uma apuração retroativa de impostos referente ao novo enquadramento como ME?

Vale destacar que a Receita Federal identificou os valores excedentes por meio das transações na máquina de cartão da empresa dele.

4 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Pablo

Primeiro verifique qual o período que essa empresa foi desenquadrada do MEI. Se a empresa não solicitou agora em Janeiro/2025 a volta para o MEI, precisa atualizar o enquadramento como ME, através de alteração contratual (Viabilidade - DBE - Requerimento Eletronico).
    Em relação as apurações, se a empresa estava faturando no período que não era MEI, precisa enviar as apurações e recolher os devidos impostos.

Espero ter ajudado.

PP
    🌱

@Mariane Fontoura oi Mariane, mas tem como solicitar ser mei novamente? Se ele passou do limite anual ano passado este ano também irá. Tinha como solicita do mesmo jeito?

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Pablo Henrique Da Silva Pereira Não pode ser MEI esse ano por dois motivos:

1. O pedido do enquadramento é até 31 de Janeiro

2. A empresa ultrapassou o limite do MEI, o que a torna impedida de ser MEI.

Por isso, seu cliente não tem escolha. Não pode mais ser MEI.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.