Desenquadramento do MEI - Faturamento até 20% do permitido

JB
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia Colegas!

Apurei o faturamento anual de um cliente e percebi que ele já havia ultrapassado o limite anual de faturamento de R$ 74.250,00 (proporcional a 11 meses, abriu em fevereiro) em outubro. Entretanto, notei que ele ultrapassou este limite em outubro mas em novembro ele se manteve dentro do limite de até 20% (abaixo de R$ 89.100,00 nesse caso).

Estou estudando estratégias para desenquadrá-lo, fiquei em dúvida se o desenquadramento por opção seria uma estratégia viável (uma vez que já estamos em dezembro) ou se a comunicação no simples de desenquadramento dentro do limite de 20% estaria correta uma vez que ele ainda pode extrapolar o limite dos 20% no mês de dezembro.

Se algum colega puder me auxiliar nestas dúvidas eu agradeço, bom dia!

1 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá João

O cliente ultrapassou o limite de faturamento proporcional em outubro. A regra é assim:

• Se o excesso for até 20% acima do limite - Ele pode continuar como MEI até dezembro. O desenquadramento só vale a partir de 1º de janeiro do ano seguinte. Basta comunicar no sistema no prazo.

• Se o excesso passar de 20% - O MEI é desenquadrado retroativamente ao início do ano. Precisa recalcular e pagar a diferença de impostos.

No seu caso, como ainda estamos em dezembro, não dá para usar o desenquadramento por opção para tentar resolver antecipadamente.

O correto é:

• Acompanhar o faturamento até fechar dezembro.

• Se ficar até 20% acima do limite - desenquadramento só em janeiro (normal).

• Se passar de 20% - desenquadramento obrigatório com efeito retroativo.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.