DESENQUADRAMENTO MEI

FH
    🌱
    🌱 0 pts

Olá,

Pessoal, cliente foi pego pela SEFAZ ES e foi obrigado a desenquadrar do MEI, agora ele quer fazer o desenquadramento e encerrar o MEI, é possivel?
    Digo, possível, fazer esse desenquadramento e logo após encerrar o MEI e fechar o CNPJ? se sim, quais os procedimentos?

Dese já obrigado, e um feliz ano novo.

6 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

OS
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia. No meu entendimento, se o desenquadramento tiver sido por excesso de faturamento, terá que acertar essa situação primeiro no PGDAS-d para poder recolher os impostos apurados. Além do mais, se já foi desenquadrado, não é MEI mais. Por outro lado, se ele fizer o acerto exigido, mas não recolher os impostos, pode até dar baixa no CNPJ, mas a dívida irá para o CPF. Ainda assim, uma vez criado, esse CNPJ não morre, fica lá.

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Flavio, bom dia.
    Feliz ano novo!
    Se ja foi desenquadrado, precisa regularizar a situação e após isso poderá efetuar a baixa.
    Espero ter ajudado

FH
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro Obrigado Edilene!

Feliz Ano novo,

Farei o desenquadramento, vou regularizar os débitos do cliente e efetuo a baixa

VL
    🌱
    🌱 0 pts

Boa Noite, aproveitando a pergunta do nosso amigo. A minha pergunta e praticamente a mesma. Uma cliente abriu em 07/2025 e passou o limite do Mei, passou em torno de $50.000,00 na máquina de cartão. Como estamos ainda no ano de 2025 eu informando o desenquadramento ela terá que pagar retroativo o valor do faturamento mensal de casa mês. A minha dúvida é depois de gerar as guias pgdas como fazer a baixa desse CNPJ que o contrato da empresa era o CCMei. Preciso transformar a empresa para depois baixar?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Vania Lopes boa noite!

se já constar o registro automático. Poderá solicitar sem fazer a constituição. Caso na conste é preciso regularizar e solicitar a baixa só depois.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.