Desenquadramento MEI

KM
    🌱
    🌱 5 pts

Estou com um cliente que abriu um MEI em outubro/2024, emitiu notas e ultrapassou o limite. Ele pretende regularizar agora em março.

Como ele não ultrapassou os 20%, para desenquadrar com data de 01/01/2025 devo escolher a opção de desenquadramento por comunicação obrigatória - Excesso de receita bruta no ano-calendário de início doas atividades até 20% do limite, correto?

Preciso fazer pró-labore de janeiro e fevereiro ou posso fazer só a contabilidade retroativa e o pró-labore de março em diante?

2 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

Julie Anicet Vieira
    📘
    📘 231 pts

O INSS não é obrigatório? se sim não teria consequentemente fazer o pró-labore?

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Kesia, tudo bem?

Sim, está correto! Como o excesso de receita não ultrapassou os 20% do limite proporcional, o desenquadramento ocorre a partir de 01/01/2025.

Sobre o pró-labore:
    Agora que ele deixou de ser MEI e passou a ser Microempresa (ME) no Simples Nacional, o sócio que trabalha na empresa precisa obrigatoriamente ter retirada de pró-labore.

Esse pagamento deveria ter sido feito desde janeiro de 2025, pois a empresa já estava desenquadrada do MEI nessa data. Então, o ideal é regularizar essa situação, o quanto antes para seu cliente.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.