Desenquadramento MEI

LD
    🌱
    Laís Dias
    🌱 0 pts

Olá pessoal!! Espero que todos estejam bem.

MEI que ultrapassou o valor permitido de faturamento, porém está no limite de 20%, a única opção é fazer a comunicação e o efeito será somente em 01/01/2026?

Ou tem como fazer a comunicação, o desenquadramento e a transformação para ME ainda esse ano?

Muito obrigada 🙏🏽🙏🏽

2 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Laís

Se o MEI ultrapassou o limite de faturamento, mas está dentro dos 20% adicionais permitidos, ele pode continuar como MEI até o final do ano. A comunicação de desenquadramento deve ser feita até o último dia útil de janeiro do ano seguinte, e o efeito do desenquadramento será a partir de 1º de janeiro do ano subsequente.

Se desejar, é possível comunicar o desenquadramento ainda este ano, mas isso não é obrigatório se o excesso não ultrapassou os 20%. Caso opte por isso, a empresa pode ser transformada em ME (Microempresa) ainda este ano, mas é importante realizar todos os procedimentos necessários na Junta Comercial para efetivar essa mudança.

Para transformar o MEI em ME, é necessário alterar o registro na Junta Comercial, mudando a natureza jurídica e ajustando o contrato social conforme necessário. Isso pode ser feito a qualquer momento, mas requer atenção aos procedimentos legais e tributários.

Espero ter ajudado.

LD
    🌱
    Laís Dias
    🌱 0 pts

Olá, Mariane. Bom dia!!! Muito obrigada, Deus abençoe. Excelente explicação 🙏🏽

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.