Desenquadramento MEI

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá! Ao tentar fazer meu primeiro desenquadramento, no portal do empreendedor me deparei com o seguinte link: “Transição do MEI para Microempresa”! Excitei, pois quero transforma-lo direto em uma EPP. Posso seguir com o processo e somente ao protocolar a viabilidade e DBE optarei pelo porte desejado (Empresa de Pequeno Porte)?

Será uma EPP normalmente ao concluir todo o requerimento mesmo após já ter feito a comunicação no Portal do Simples, ou obrigatoriamente deve ser ME para depois mudar tal porte?

Fiquei confuso sobre tal processo.

2 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Julio

Quando você sai do MEI, o Portal usa a expressão Transição do MEI para Microempresa, mas isso é só um nome genérico do serviço. Na prática, você pode sim sair do MEI e já virar EPP direto, não precisa virar ME primeiro.

Como funciona de verdade:

• Você comunica o desenquadramento no Portal do Empreendedor (sai do MEI).

• Depois, no DBE/Redesim e na Junta Comercial, você escolhe qual será o porte da empresa:

• Microempresa (ME), ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).

• Ao concluir o registro, o CNPJ já sai com o porte que você escolheu.

Em outras palavras, o Portal só chama de transição para ME, mas você escolhe o porte real no DBE/Junta. Se você quiser ser EPP logo, pode.

Espero ter ajudado.

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Ajudou e muuuito, Mariane. Obrigado! Didática melhor seria impossível, que nível de explicação, OBRIGADO. Que português, que didática, quanta coerência, clareza… Apaixonei! rsrsrs…

Bom, agora vou seguir com esse desenquadramento com mais segurança.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.