Desenquadramento MEI para ME por opção própria

RB
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, colegas! Estou com um cliente MEI que precisa desenquadrar devido a sua atividade, pois a que quer incluir não é abrangida pelo MEI.

Ele tem as guias de 2024 em atraso e consequentemente a declaração anual também. Minha dúvida seria a respeito de solicitar o desenquadramento. Para isso ele precisará realizar a declaração anual sobre o período de 2024 e recolher as guias até 06/2025 para que a partir de 01/07/2025 seja já enquadrado como ME, correto? Quando solicitar o desenquadramento, automaticamente ele já vai para o regime do Simples Nacional?

Agradeço.

1 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Renata, tudo bem?

Quando o MEI precisa se desenquadrar por atividade não permitida, ele pode fazer isso a qualquer momento no Portal do Simples Nacional. O efeito do desenquadramento começa no primeiro dia do mês seguinte à solicitação. Então, se o pedido for feito agora em julho, o CNPJ será enquadrado como ME no Simples Nacional a partir de 1º de agosto de 2025 (verifica se a atividade é permitida no simples nacional também). Mesmo com guias de 2024 em atraso, acredito que ele ainda pode solicitar o desenquadramento. No entanto, não te recomendaria, é importante regularizar essas pendências o quanto antes para evitar problemas com o CNPJ, solicitando um parcelamento, por exemplo. Após o desenquadramento, o CNPJ continua no Simples Nacional como ME, desde que não haja impedimentos como CNAE vedado ou dívidas impeditivas.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.