Duvida

TI
    🌱
    🌱 0 pts

Se eu tenho um MEI na Paraiba e compro de MG tem ICMS, OK?

Se meu MEI for de MG e compro de MG, pago o ICMS de MG?

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Thiago, tudo bem?

Sim, está correto o que você mencionou sobre o ICMS, mas gostaria de esclarecer melhor algumas questões.

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/138359-curso-pratico-de-mei-2024/3219024-icms-interestadual

Existem três situações que podem gerar a cobrança do ICMS em operações interestaduais:

1. Substituição Tributária (ST): Nesse regime, a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS de toda a cadeia produtiva é atribuída geralmente ao fabricante ou importador. Ou seja, nas operações seguintes, como a venda ao consumidor final, o ICMS não será mais recolhido, pois já foi pago na origem. O MEI, nesse caso, não precisa recolher o ICMS ST, pois o imposto já vem embutido no valor das mercadorias compradas.

2. Diferencial de Alíquotas (Difal): O Difal é cobrado quando o MEI compra mercadorias de outro estado para uso e consumo próprio ou para ativo imobilizado. Se a compra interestadual tiver essa finalidade, o MEI deverá recolher o Difal.

3. Antecipação do ICMS: Ocorre quando o MEI adquire mercadorias de outro estado para revenda, e essas mercadorias não estão sujeitas ao regime de ST. Se o ICMS estiver destacado na nota fiscal da compra interestadual, o MEI deverá recolher a antecipação do ICMS. Caso o ICMS não esteja destacado, não será necessário recolher a antecipação.

Para saber se a operação está sujeita à ST, Difal ou Antecipação, é importante consultar a legislação do estado de destino da mercadoria ou utilizar ferramentas especializadas, como IOB, ECONET, entre outras.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.