Dúvida conta corrente do MEI (escrituração)

QF
    🌱
    🌱 0 pts

Quando abri o MEI para um cliente, orientei-o a abrir uma conta corrente pessoa jurídica e ele fez isso. Nesse ano de 2025 me contratou para fazer a escrituração contábil (devido ao benefício de isenção do imposto de renda), porém notei que ele inicialmente começou a usar a conta jurídica, mas depois foi misturando os recebimentos e até pagamento de despesas do MEI na conta da pessoa física. A dúvida é se posso manter a escrituração considerando as 2 contas ou de que outra maneira posso contabilizar o recebimento das notas e pagamento das despesas.

1 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Queila, tudo bem?

Essa é uma situação um pouco complexa…

Mas entendo que o ideal é manter a escrituração baseada exclusivamente nos documentos fiscais e operacionais do MEI, e a conta bancária do CNPJ. Na contabilidade formal, o mais recomendado é considerar apenas os dados da conta PJ, justamente para manter a separação entre pessoa física e jurídica (princípio da entidade).

Caso você opte considerar movimentações da conta PF, é importante ter muito bem justificado que são receitas e despesas do MEI, com base em notas fiscais e comprovantes. Ainda assim, oriente o cliente a voltar a usar exclusivamente a conta PJ, especialmente por se tratar de uma contabilidade voltada à isenção do IRPF.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.