EXCLUSÃO MEI E SIMPLES NACIONAL

KC
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite, um cliente prestador de serviços que era MEI foi excluído do mei e do simples nacional em 31/12/2023, durante esse período 2024 e até o momento de 2025 não faturou nada.

Como posso proceder para regularizar essas pendencias? Ele nunca fez nenhum pagamento das DAS mensais, já estão em divida ativa, já consultei e posso parcelar.

Quanto as declarações que ele precisa apresentar ref. 2024 e 2025, quais são?

Posso dar baixa nesse mei e depois efetuar as regularizações?

4 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Kamila

Você pode sim dar baixa no CNPJ, mas somente depois de regularizar as pendências mínimas:

• Parcelamento da dívida.

• Entrega das declarações obrigatórias (nem que sejam zeradas).

O CNPJ pode ser baixado, mas as obrigações e débitos ficam vinculados ao CPF do titular.

Mesmo sem faturamento, precisa enviar:

• DCTF Mensal (Receita Federal) – informando ausência de débitos. Ano de 2024, em 2025 a declaração de sem movimento é enviado na DCTFWEB - Módulo MIT

• ECD e ECF – dependendo da movimentação e obrigatoriedade (mesmo zerada, pode ser necessária).

Espero ter ajudado.

FV
    🌱
    🌱 0 pts

Se a empresa estiver sem movimento, tenho que fazer a ECD e ECF? Vi que a ECD não era obrigado. Ou o inverso.

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Fernanda Villar Para empresas sem movimento:

- ECD (Escrituração Contábil Digital): Não é obrigatória.

- ECF (Escrituração Contábil Fiscal): É obrigatória, mesmo que zerada.

É importante diferenciar "sem movimento" de "inativa". Uma empresa sem movimento ainda pode ter obrigações fiscais, enquanto uma empresa inativa não tem nenhuma atividade.

Lembre-se de que a ECF é necessária para demonstrar a situação fiscal da empresa, mesmo sem movimentação

FV
    🌱
    🌱 0 pts

Perfeito. Então estou no caminho certo. ❤️

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.