Faturamento excedente a 81 mil

CS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá. Tudo bem?

Eu tenho um cliente MEI que faturouo acima de 81 mil no ano de 2022. É a primeira vez que pego um caso assim, então ainda fico em dúvida com algumas questões.

O faturamento excedente foi em 2022, sendo assim, a exclusão iniciou em 01/01/2023.

Eu tenho 2 dúvidas:

a) no ano de 2022, eu preciso calcular o valor da multa referente ao valor excedente aos 81 mil.

b) a partir de 01/01/2023, eu vou precisar fazer toda a escrituração contábil do cliente, como se fosse uma empresa do Simples normal, ou preciso apenas calcular o valor das guias de imposto mensal para pagamento a partir desa data?

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

KK
    1.108 pts

Olá! Boa tarde.

Tudo bem?

Ele desenquadra com efeitos em 01/01/2023 dependendo da quantidade ultrapassada.

Se for até 20% sim é 01/01/2023 se for mais de 20% ai desenquadra retroativo a 01/01/2022.

Ao entregar a declaração ja vai gerar a guia com a multa e valores a recolher.

O ideal seria fazer toda a escrituração contábil do período desde o desenquadramento, mas se não for possível pode fazer um balanço de abertura a partir da data em que iniciou o contrato de prestação de serviços contábeis.

Já as declarações de PGDAS precisa entregar todas, a DCTFWEB precisa entregar a primeira e depois apenas quando tiver registro de funcionário ou pro-labore.

Espero ter ajudado.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.