Imposto de renda MEI

MP
    🌱
    🌱 0 pts

De acordo com o curso de MEI aqui na escola a professora ressalta que que não devem ser deduzidas as despesas como compra de mercadoria da declaração do IR, lançando a declaração o valor total faturado separado em rendimentos tributáveis e em caso de serviço 32% deste em não triutaveis.

Mas, de acrodo com o sebrae (https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/mei-x-imposto-de-renda,2f48921aaebab510VgnVCM1000004c00210aRCRD) infroma que para declar o imposto de renda devo pegar o valor total faturado, menos o que foi transferido para a conta PF, se o valor transferido ficar dentro do valor de inseção não tem deve-se fazer a declaração do imposto de renda, pois entende-se que a diferença entre o faturamento e o valor recebido na CFP foram os gatos do MEI (compras, despesas….)

Fiquei na duvida de como proceder, pois tenho um cliente onde o faturamento foi de 60.000 e o valor de “pro labore” no ano foi de 24.000

OBS: o cliente não possuia contabilidade regular em 2023

2 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

CM
    🌱
    🌱 0 pts

Pode ser feito dessa forma, mas na aula a Prof. Deixa o alerta quem em caso de um possível fiscalização a RFB pode ou não considera essa despesas do MEI, pois o imposto deve ser calculado em cima de faturamento e não do lucro.

Eu particularmente acho arriscado considerar como "pro labore" esses pagamentos de despesas

, pois vai reduzir a base de cálculo para imposto e o governo quando mais se paga melhor né!

Então na minha opinião, o risco é grande fazer dessa forma.

Eu tenho Mei e faço a parte isenta s/ 32% (no meu caso prestação de serviço). E todo restante coloco como tributáveis..

Na parte do IR lanço os dependentes e as despesas dedutível ao decorrer do ano (médicos e faculdade).

D
    🌱
    🌱 0 pts

Meu entendimento do site do SEBRAE, é que ele considera a contabilização da MEI(escrituração), apesar de não expressar claramente. Além disso a explanação do SEBRAE quando fala em despesas pessoais, isso dá a entender que é retirada para uso pessoal, acho que eles não foram claro e nem técnico. Entendi o mesmo que Carolina acima, e também compartilho com o ensinamento da Prof. Milane no curso de MEI.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.