IRPF MEI
Tenho um cliente que ultrapassou o limite de faturamento do mei, obteve um faturamento em torno de 120 mil. Minha duvida é, para fazer o calculo para o irpf devo pegar o valor de 81 mil ou 120 mil? Em relação as despesas o que pode abater? Empresa no ramo de comercio
O calculo seria esse?
81.000,00-20.000,00(despesas)=61.000,00×8%=4.880 rendimento não tributável
61.000,00-4.880,00=56.1200,00 rendimento tributável
Respostas da Comunidade (9)
Olá Cintia, tudo bem?
Pelo faturamento informado (R$ 120.000,00), o seu cliente ultrapassou o limite anual do MEI e deveria ter sido desenquadrado retroativamente por excesso de faturamento.
Em relação ao cálculo do IRPF, os rendimentos geralmente são apurados com base no faturamento informado na DASN-SIMEI, aplicando a regra de isenção conforme a atividade (8% para comércio). Temos uma aula explicando esse cálculo detalhadamente neste link: https://alunos.contabilidadefacilitada.com/138359-curso-pratico-de-mei/3219086-rendimento-isentos-e-tributaveis
Como ele ultrapassou o limite sem realizar o desenquadramento, existe o risco de fiscalização. Quanto à diferença entre o valor declarado e o faturamento real, não há uma orientação específica sobre como proceder, pois o correto seria o desenquadramento retroativo.
Espero ter ajudado!
@Thamires Gomes A empresa foi desenquadrada, mas por conta de débitos em atraso e passou para lucro presumido.
@Cintia Rodrigues Dos Santos Olá! Mas foi desenquadrado a partir de qual data?
Se foi retroativo, vai precisar fazer a contabilidade retroativa também.
@Cintia Rodrigues Dos Santos entendi. E na declaração do MEI você informou qual valor de faturamento?
@Cintia Rodrigues Dos Santos Então, no meu entendimento o que você vai declarar no IRPF como rendimento do MEI, será com base no valor de R$81 mil.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.