Limite Faturamento MEI

MD
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, estou com uma situação que é o seguinte. Empresa MEI constituída em 2021 e estava enquadrada como MEI até 08/2023, pois solicitou o desenquadramento a partir de 09/2023 por ter transformado em LTDA. Minha dúvida é quanto ao limite do faturamento desse MEI ref. ao ano de 2023, pois ficou enquadrado como MEI até 08/2023. Devo considerar o valor proporcional aos meses que era enquadrado no MEI? Ou seja, 8×6750,00, ou o limite será de 81.000,00 mesmo não sendo MEI nos 12 meses do ano? Grato se puderem me ajudar nessa dúvida.

2 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Mayron, boa noite.

Para o caso de uma empresa MEI que foi desenquadrada e transformada em LTDA durante o ano, o limite de faturamento do MEI deve ser considerado de forma proporcional aos meses em que a empresa esteve enquadrada como MEI.

Portanto, se a empresa estava enquadrada como MEI até agosto de 2023, deve-se considerar o limite proporcional de faturamento para os 8 meses em que a empresa foi MEI. O cálculo seria:

Limite proporcional = 8 × R$6.750,00 = R$54.000,00

Esse seria o limite de faturamento para o período em que a empresa esteve enquadrada como MEI no ano de 2023. Qualquer faturamento que exceda esse valor proporcional durante o período em que a empresa foi MEI pode sujeitar a empresa a tributações e obrigações diferentes das previstas para o MEI.

É importante lembrar que, após o desenquadramento, a empresa passa a ser tributada de acordo com as regras aplicáveis à nova natureza jurídica adotada, no caso, LTDA, e deve seguir as obrigações fiscais correspondentes a essa categoria.

Espero ter ajudado!

MD
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Edilene, tudo bem ?
    Então eu também tenho esse entendimento, mas na prática fui fazer a declaração do MEI desse período, e acabei informando um faturamento maior que este proprocional, porém menor que R$ 81.000,00 e geralmente na própria declaração a Receita informa o excesso de faturamento e o imposto complementar apurado, mas nesse caso não demonstrou essa mensagem, por isso fiquei na dúvida.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.