MEI

VP
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal!

Estou com uma situação que não sei como resolver.

Já pesquisei e não acho nenhuma informação a respeito.

A situação é a seguinte:

Tenho uma cliente que é MEI e trabalha com projetos de leis de incentivo à cultura.

Ela entrou com um projeto na lei Rouanet no valor de mais de R$500.000,00, no CNPJ dela. Então

Quando o projeto for aprovado, será aberta uma conta no CNPJ do MEI dela onde será depositado este valor pelo patrocinador do projeto.

A minha dúvida é: existe alguma lei que autoriza este valor na conta do MEI para fazer gestão de projetos de leis de incentivo, sem extrapolar o limite do MEI?

E na DIRPF como ficará este valor?

E na declaração do MEI?

Desde já agradeço.

4 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

SC
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa Tarde Vanilda Júlia PintoQuando uma empresa recebe verbas de um patrocinador referente a um projeto que foi aprovado em uma lei de incentivo ou mesmo quando uma empresa recebe valores previstos em um edital, essa verba é depositada numa conta bancária do proponente (empresa), porém esse dinheiro não é do proponente (empresa).

Os valores de um edital ou de um projeto que esteja em uma lei de incentivo, referem-se a uma planilha que foi aprovada por um órgão público. Nessa planilha você terá várias despesas, inclusive o valor do serviço do proponente (empresa), é essa parte que vai de verdade para o bolso de seu cliente.

Esse dinheiro, que será depositado na conta do seu clinte, não é dela, é do projeto. Porém você não vai emitir uma nota fiscal no valor total do projeto e tão pouco emitir nota fiscal para o patrocinador.

SC
    🌱
    🌱 0 pts
    O valor do DASN SIMEI, você colocará o valor do serviço e não o valor do projeto, lembrando que o faturamento do MEI é até R$ 81.000,00.
    Espero ter ajudado!
    TG
    🌱
    🌱 33 pts
    Olá Vanilda!
    A resposta da Suzana está bem completa, e só para complementar, sugiro um vídeo que encontrei no youtube para você assistir que é bem interessante.
    Neste canal, também tem outros vídeos que falam sobre a Lei Roaunet x MEI:

https://www.youtube.com/watch?v=D0dmTJ_RLbo

Espero ter ajudado!
    VP
    🌱
    🌱 0 pts
    Ajudaram demais! Muto Obrigada

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.