MEI CAMINHONEIRO DESENQUADRANDO PARA O MEI GERAL

LM
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, chegou para mim um cliente que é MEI CAMINHONEIRO (limite R$251.600,00), que já faturou esse ano com seu caminhão R$200.000,00, porém ele vendeu seu caminhão e quer mudar de ramo, vai trabalhar CLT e ele quer abrir uma assessoria de viagens turísticas, para abrir essa assessoria ele tem que ter o MEI Geral, com atividade CNAE próprio para o turismo para poder cadastrar no CADASTUR. Oque posso fazer? Posso mudar a categoria dele para o MEI GERAL em janeiro? Ou pode acontecer algum problema á ele?

2 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Letícia

O MEI comum tem limite de R$ 81.000,00 por ano. Se ele trocar para MEI comum com o mesmo CNPJ, vai parecer que o CNPJ faturou R$ 200.000,00 num ano em que o limite é só R$ 81.000,00. Isso gera desenquadramento, cobrança de impostos retroativos e dor de cabeça.

Ele não pode simplesmente virar MEI comum em janeiro. Daria problema porque o faturamento do CNPJ já ultrapassou o limite do MEI comum.

Nesse caso, vejo duas opções:

1. Migrar o CNPJ atual para Microempresa (ME)

• Deixar de ser MEI.

• Incluir o CNAE de turismo.

• Assim ele pode trabalhar legalmente com viagens e fazer o Cadastur.

• Quando é indicada: Se ele quer começar a atividade de turismo logo.

1. Fechar o MEI Caminhoneiro e abrir um novo MEI no ano que vem

• Fecha o MEI atual.

• Ano que vem abre um MEI novo diretamente com CNAE de turismo. Aí sim pode fazer o Cadastur sem risco.

• Quando é indicada: Se a assessoria de viagens vai começar mais pra frente.

Espero ter ajudado.

LM
    🌱
    🌱 0 pts

Obrigada pelas dicas, ele está com planos de abrir a assessoria dele agora em janeiro, ele esta estudando um cadastro como revenda de uma agencia de viagem já conhecida, dai precisa ter o cadastur e o MEI exercendo atividade turística. Então o melhor a se fazer é fechar o MEI e abrir um novo MEI ano que vem.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.