MEI - Contribuição INSS com atestado de afastamento

SL
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, pessoal, boa noite!

Estou com uma dúvida:

Minha cliente é MEI, ela recebeu atestado para afastamento de 15 dias (inicio dia 29/01).

Porém ela deu entrada no benefício, mas a perícia ficou agendada para mês que vem.

A Guia do MEI dela que vence dia 20/02 que é referente a competência 01/2024, ela deve pagar com INSS ou não? Me preocupa ela pagar a Guia normalmente, e o INSS recusar o benefício porque teve atividades laborais.

O benefício dela ainda não saiu, não sabe se será aceito ou não..

1 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Viviane, tudo bem?
    O MEI só pode ficar sem pagar a parte do INSS dentro do DAS, quando o benefício é concedido do dia 01 ao dia 30 ou 31 dentro do mesmo mês.

Conforme resposta no site do próprio Gov.br:
    Se o benefício vai do primeiro ao último dia do mês (1º a 31), a parcela do INSS não é devida. Mas se o benefício tem início ou fim em qualquer outro dia, o DAS deste mês deve ser pago no valor integral.

Como você ainda não sabe se o benefício será aprovado e nem qual o período desse benefício, seria interessante a sua cliente pagar sim o DAS.

https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/perguntas-frequentes/previdencia-social/quem-estiver-afastado-por-auxilio-doenca
    Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.