MEI - DESENQUADRADO

JM
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia,

Uma empresa foi desenquadrada no ano de 2023 e 2024.

Ao consultar, tem débitos na PGFN, prefeitura e vou consultar o estado.

Para fazer a opção para o simples/MEI novamente, eu já posso fazer, ou tem que esperar somente 01/2026 ?

Se for fazer o parcelamento das dividas, até o momento, será referente somente até 05/2025 ? E o restante do ano como fica ?

Essa pessoa quer incluir um CNAE, como é feito esse processo ?

3 respostas12 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Jeniffer

A nova opção pelo MEU, só poderá ser feita em janeiro de 2026; Até lá, a empresa precisa estar regular na Receita Federal, PGFN, Estado e Município.

Você pode parcelar débitos de Simples Nacional ou MEI até 05/2025 mas os de junho/2025 em diante ainda não estão vencidos e, portanto não entram no parcelamento ainda eles devem ser pagos normalmente quando vencerem, ou incluídos em novo parcelamento futuro.

O processo de inclusão do CNAE é feito através de alteração Contratual na Junta Comercial do Estado (Viabilidade - DBE - Requerimento Eletrônico).

Espero ter ajudado.

JM
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura tem algum conteúdo que possa me auxiliar nessa inclusão de CNAE ?

Ah, então seria interessante fazer tudo de uma vez, ou seja, em 01/2026. Certo ? Qual melhor opção ?

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Jeniffer Mairy Segue uma aula que pode lhe ajudar:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/121630-lives-legalizacao-de-empresas/2921903-como-legalizar-uma-empresa-desenquadrada-do-simei

Além dessa aula, você encontra aulas no setor de legalização sobre alterações contratuais...

É melhoras ir regularizando as pendências a partir de agora, para quando chegar Janeiro/2026 estar tudo em dias.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.